quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dízimos e Ofertas - Como adorar ao Senhor?

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:8-12

O que é dízimo? É 10% (dez por cento) ou 1/10 avos do total. Exemplo: R$1500,00 = R$150,00. Deus é muito bom, de 100% que nos dá, Ele permite que fiquemos com 90%, nos pede apenas 10% como prova de amor e fidelidade.
O que é oferta? Oferta é tudo aquilo que damos além do dízimo.
Temos visto que a infidelidade à Deus nos dízimos e nas ofertas tem impedido muitos crentes de viverem a vida abundante que a Palavra de Deus promete. Este tema para crentes fiéis é motivo de louvor e júbilo! Porém, para os infiéis se mostra pesado, e pouco atraente! Vejamos um pouco do que nos diz a Palavra de Deus...
Tudo o que temos, na verdade, não é nosso - É do Senhor! Temos vários textos que nos mostram isso: I Cor 10:26 “Porque do Senhor é a terra e a sua Plenitude”, Ageu 2:8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.”, SL 50:10 “Porque meu é todo o animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço as aves dos montes e minhas são todas as feras do campo...”, Col 1:16 “... tudo foi criado por meio dele e para Ele.”
Tudo que temos vem do Senhor, quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Os 2:8-9 “Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o grão, e o vinho, e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro... Portanto, tornar-me-ei e reterei a seu tempo o meu grão, e o meu vinho; e arrebatarei a minha lã e o meu linho...”
Mt 25:14-30 - Na parábola dos talentos vemos que o Senhor entregou os talentos para os servos administrarem... Mas tarde o Senhor volta para pedir contas de tudo! Em Rm 14:12 “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Prestaremos conta de tudo! Dos dízimos (10%) e até mesmo dos restantes 90% que também não é nosso!
Algumas pessoas têm desculpas diversas para não ofertar e dizimar:
Alguns dizem que administram seu próprio dízimo, errado! Está escrito: “Trareis à Casa do Tesouro” - Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se é membro. Outros não dizimam porque alegam ganhar pouco, é uma desculpa injustificável... Sendo o dízimo percentual, ele é proporcional... É cálculo justo, igual para todos.
A maioria alega que não dizima porque não sobra, entendo que o dízimo deve ser “primícia” para Deus. Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salário. Deve ser dado pela fé! Se Deus está em primeiro lugar, Ele deve ocupar o primeiro lugar não só na sua vida, mas também no seu orçamento.
Existe tambem aqueles que não concordam com a administração da igreja, temos que entender que ao entregar o dízimo, o estamos entregando para Deus... Aqueles que administram os recursos de Deus, terão que prestar contas da sua administração... Mas nós sim prestaremos conta do que não demos, concordando ou não.
O interessante é que a prática de não dizimar não trás somente consequências na eternidade, mas sim nos dias presentes pois a repreensão ao devorador é hoje querido!
Mas também existe a consequência da benção! “Fazei prova de mim se eu não vos abrir as janelas do céu... e derramar bênçãos sem medida”. Deus não quer filhos pobres e necessitados! Temos que entender que através da nossa fidelidade estamos abrindo a porta da prosperidade! Faça prova, decida ser dizimista a partir de hoje!
Se há dívida acumulada (dízimos atrasados) - Ele perdoa! Ele perdoa “todos” os teus pecados... Mas agora te diz: “Vá, e não peques mais, para que não te suceda mau pior...” Faça um propósito de dar o dízimo a partir de hoje! ( e se puder, dê também os atrasados...)

COMO FAZER:
Dizimar: Entregue o valor no envelope da igreja onde congrega e não esqueça de anotar no canhoto que tem dentro do envelope. E então coloque no gazofilácio.
Ofertar: Entrega voluntária direto no gazofilácio o valor que o Senhor colocar em seu coração. No caso de uma oferta direcionada àlgum propósito específico, anote no canhoto dentro do envelope.

Nenhum comentário: