quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Verdadeiro Jejum

Deus revela a Isaías que tem jejum que Ele nem recebe, outros, Ele até condena, são jejuns que não servem para nada diante de Deus – Is 58.


Jejum é para atrair a presença de Deus e se estamos cheios de Deus, tudo é melhor – Rm 8:31. O Espírito Santo habita em todo cristão (I Co 6:19), podemos ter mais ou menos (Ef 5:18) , e a presença manifesta de Deus (shekinah), ação e glória, pode ser maior ou menor, ou até inexistente.

A Jeremias Deus disse, que quando eles jejuavam a coisa ficaria pior (Jr 14:12), espada, peste e fome... Por causa da falta de arrependimento dos pecados.

- Pra que serve o jejum?

Mortificar a carne, trocar nossa "1ª necessidade natural – comer" pela presença de Deus. É como dizer a Ele: preciso mais do Senhor do que de comida. Jesus disse que enquanto estivesse presente, os discípulos não precisariam jejuar - Mt 9:15. A presença de Deus conforta, anima, trás paz e segurança, fortalece, ensina e dá vitorias em tudo. Quanto mais cheios de Deus estivermos, mais felizes, abençoados e santos seremos. A carnalidade humana é o que impede a presença de Deus. É lei da física: Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Não tem jeito de colocar 1 litro de água e 1 de leite numa mesma vasilha que só cabe 1 litro. Alguns elementos que não se misturam, pior ainda. O leite e a água podem entrar misturada qualquer quantidade de cada um, terá 1 litro na vasilha e 1 litro fora. Com água e óleo não dá certo. Pode ter 1 litro de óleo a disposição para encher a vasilha, mas só entrará se sair à água, quanto mais água sair, mais óleo terá. Se sair toda a água, poderá ficar cheio de óleo. A carne luta contra o Espírito, são opositores, desejam um o que é contrário ao outro, não se misturam – Gl 5:17. Por isto, Deus disse que jejum de verdade não é só deixar de comer. Isso pode ser até regime, sacrifício tolo, penitência...

O jejum que agrada a Deus e abre os céus sobre nós é aquele que:

1) Não é para os outros verem, para nos mostrar – Mt 6:16. Ficando triste, reclamando ou para elogios não é aceito por Deus.

2) Não é para orgulho, vaidade. Jejum é humilhação diante de Deus – Ne 9:1, Jn 3:5.

3) Não é para disputar ou contender – Is 58:4.

4) O jejum que agrada a Deus é aquele que vem junto com quebrantamento, oração, perdão aos que nos ofenderam, desejo de ajudar os necessitados e salvar os perdidos... Is 58.

Este jejum vai abrir os céus em respostas às nossas necessidades e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Haverá restauração e bênção na sua vida e na sua casa.

Por: Bispo José Elias

Nenhum comentário: