terça-feira, 10 de abril de 2012

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Nós não sabemos dizer o porquê, nem quando, mas um dia percebemos que deixamos de ser criança, que deixamos de estar dependentes dos nossos pais e começamos a caminhar sozinhos.
Interessante que hoje mais e mais a infância é prolongada, as pessoas tendem a ficar mais na casa dos pais, a depender mais emocionalmente ou financeiramente, evitando ao máximo crescer. Me lembro bem, quando aos meus 16 anos logo quando comecei a trabalhar, pensava que ia deixar de ser criança para me torna adulto, de repente. Mas não é assim não, a coisa acontece depois de um tempo. Mas um dia ela acontece!

De uma maneira inversa e proporcional, hoje o que temos visto no meio do povo de Deus são pessoas que passaram pelo novo nascimento (Jo 3:5) e receberam o "leitinho espiritual" mas que não querem crescer. Querem estar dependentes eternamente de seus líderes!
O fenômeno da falta de maturidade espiritual é algo que tem atrapalhado o crescimento da igreja e que tem acompanhado muitos cristãos nos dia de hoje. Crescer e emadurecer é algo que esperamos acontecer naturalmente tanto em nossa vida natural quanto espiritual, o que é considerado anormal é o não crescer. É viver uma vida com estatura espiritual limitada!
A bíblia nos ensina que esse leite racional é o que nos dá crescimento (1 Pe 2:1-2), mas chega uma hora que temos que crescer e nos alimentar de um alimento sólido que nos dê satisfação ainda maior, que nos preencha e sustente, que nos fortaleça.
A bíblia diz: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. (Hb 5:12-14)
A maturidade espiritual não acontece automaticamente e nem numa velocidade rápida. Ela acontece numa velocidade normal, mas deve acontecer, isso é natural. E pode ter certeza, não acontece sem disciplina! O crescimento espiritual ou uma maturidade espiritual é algo que não se alcança somente na teoria, é necessário prática, é necessário dia-a-dia com Deus, e sobre tudo, alcançar maturidade espiritual pressupõe auxílio do Espírito Santo!

Nenhum comentário: